CAMINHA PELA PAZ EM HELIOPOLIS 14ª

>> domingo, 17 de junho de 2012

A caminhada teve início na Escola Municipal Presidente Campos Salles (Centro de Convivência Educativa e Cultural de Heliópolis). As ruas estreitas foram tomadas pela multidão que carregava centenas de girassóis (símbolo da Caminhada da Paz). 
 O protesto teve início em 1999 com a morte da estudante Leonarda Soares Alves, de 15 anos. “Ela era aluna da instituição, foi assassinada na porta da escola com vários disparos pelo namorado. Hoje usamos esse exemplo no projeto Heliópolis, Bairro Educador”, disse o organizador Bráz Rodrigues Nogueira, 60 anos.
 Comunidade /Com cerca de um milhão de metros quadrados, Heliópolis abriga 140 mil moradores, que se tornaram ao longo dos anos protagonistas da  busca pela paz. 
 “Moro aqui há 43 anos, quando ainda chamávamos de favela. Ainda falta paz, por isso é importante participarmos deste movimento”, disse o auxiliar de serviços gerais José Rodrigues Lima, 57.
 “A região deixa de ser violenta aos poucos, mas o que precisamos é a presença do poder público para nos atender”, disse o presidente do Conseg, Luiz Carlos da Silva.
 Ao seu lado caminhava a cozinheira Suzete de Souza, 50, com a filha Beatriz de Souza, 7. “É a forma de reivindicarmos mais segurança, pois ainda somos pressionados por quem não respeita as leis”, contou.
 Com faixas, cartazes e bandeiras, crianças e adultos que vivem na favela de Heliópolis, na zona sul de São Paulo, participaram da '14ª Caminhada Pela Paz' na tarde da última quinta-feira, 14. Segundo o Movimento Sol da Paz, que organiza a caminhada, cerca de 15 mil pessoas percorreram um trecho de aproximadamente 4,5 km.
 "A situação de paz engloba saúde, moradia, educação. Sair para as ruas para reivindicar políticas públicas de qualidade é algo que promove a construção de uma consciência comunitária e é justamente esse nosso objetivo e a nossa esperança".
"Ao saírem do velório da garota, chocados com tamanha violência, dois dos nossos professores - Brás Nogueira e Orlando Jerinymo - decidiram que precisavam fazer alguma coisa em prol da paz na comunidade de Heliópolis. Eles procuraram lideranças comunitárias e outras entidades e juntos fundaram o Movimento Sol da Paz, grupo que se reúne periodicamente para pensar em ações e organizar a caminhada", explica.


0 comentários: